Ambientes Design
ESPAÇOS PÚBLICOS
02
Dez 09

   Um mês depois, estou de volta e vou continuar no metro de Estocolmo! Ou melhor, vou continuar no Tunnelbana ! :)

  

   Isto porque as suas estações estão cheias de obras de arte, tornando-se assim numa das maiores galerias de arte em extensão (110km) do mundo.

   Com o contributo de cerca de 140 artistas presentes nas exposições permanentes e outra centena que tem vindo a participar ao longo dos anos em exposições temporárias, hoje podem encontrar-se as mais diversas manifestações artisticas em 90 das 100 estações que compõem as 3 linhas (verde, azul e vermelha) do metro de Estocolmo.

 

   Aqui ficam algumas delas...

 

Off Hunting (for Sorrows) - Christian-Pontus Andersson - Odenplan

 

T-Centralen

 

The White Lily (Nenufar) - Näckrosen

                                                                        

Olov Björk e Anders Äberg - Solna centrum

 

Solna centrum

 

Rinkeby

 

 

Kungsträdgården

 

Rådhuset

 

 

 

publicado por Tani às 02:23
Ola de novo , amei as imagens novas , na minha opinião acho que deviamos começar a fazer o mesmo nas inumeras estações que temos em Lisboa , pois somos um pais cheio de criativos , e que temos poucas oportunidades de nos expresar , acho que o teu blog é uma mais valia para o design e para os amantes do bom gosto .Um bj continua a mostrar o melhor que se faz lá fora sempre na esperança de um dia tu , Tani possas mostrar o melhor que se faz cá dentro .Pedro Dinis
Pedro Dinis a 3 de Dezembro de 2009 às 14:53
Olá Pedro! :)

Por cá, desde a construção das suas primeiras estações que o Metropolitano de Lisboa tem tido a preocupação na sua apresentação e ao longo dos tempos vem convidando vários artistas portugueses para nelas intervirem. Nomes como Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro ou Maria Helena Vieira da Silva, estão presentes em algumas estações de Lisboa.
Para a 'recente' estação do Oriente (1998) e sob o tema 'Oceanos', o Metropolitano de Lisboa convidou 11 artistas dos 5 continentes que contribuíram com diferentes painéis em azulejo.
O meu favorito é este: http://i1.trekearth.com/photos/67194/metro_oriente_subway_heroes.jpg do islanês Errö. Os mitos e as lendas ligados ao mar, representados com alguns personagens da Banda Desenhada. Adorei! :) Há também outro painel deste autor, no Hotel Arts Business, no Parque das Nações.

Obrigada mais uma vez pela sua visita e comentários. :)

Bjs
Tani a 15 de Dezembro de 2009 às 02:45
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
22
24
25
26
27
28
29
30
31
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
RSS
blogs SAPO