Ambientes Design
ESPAÇOS PÚBLICOS
30
Out 09

Ruth Handler teve a ideia de criar uma boneca ao ver a sua filha (Bárbara) brincar com uma boneca de papel que trocava de roupas e reparou também que nas diversas brincadeiras a boneca assumia sempre o papel de adulta. Desenvolveu assim a Barbie, uma boneca de rosto mais adulto, corpo de top-model e que, como as bonecas de papel, também trocava de roupas. Porém, esta boneca seguia as tendências da moda.

Encomendou-a ao designer Jack Ryan e a 9 de Março de 1959 a boneca foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque. Ruth e o marido Eliot Handler eram donos da empresa de brinquedos Mattel, que passou a fabricar a nova boneca.

A original Barbara 'Barbie' Millicent Roberts e a Barbie comemorativa dos 50 anos

 

Após o seu sucesso de vendas, foram criados outros modelos de Barbies bem como lhe foi criada uma família e uma série de outros acessórios de acordo com a época, que ajudaram a fazer da Barbie a boneca mais vendida do mundo e que marcou diversas gerações.

Hoje a Barbie é vendida em mais de 150 países, já foi vestida por mais de 70 estilistas como Christian Dior, Givenchi, Chanel, Donna Karan, Giorgio Armani ou John Galliano bem como por marcas como a Gucci ou a Levis e já representou cerca de 50 nacionalidades.

Em comemoração dos 50 anos da Barbie, a Mattel abriu em Shanghai, a primeira loja totalmente dedicada à boneca mais famosa do mundo.

O projecto da fachada do edifício como do seu interior foi desenvolvido pela nova iorquina Slade Architecture que respondeu literalmente ao pedido da Mattel, que queria uma loja onde a Barbie fosse a heroína. São mais de 3500 m² de exposição repartidos por 6 pisos onde como não poderia deixar de ser, a cor rosa é o motivo dominante. O interior da loja é límpido, amplo e luminoso e a fazer a ligação entre os pisos, está aquele que é ‘o coração da loja’: uma escada de caracol envolvida por uma estrutura fabricada em metacrilato que contém no seu interior 800 bonecas e que leva o visitante às diferentes secções do mundo da Barbie.

Moda e acessórios desenhados pela estilista Patricia Field, joalharia com assinatura dos designers Layna e Alan Friedman, cosméticos e o espaço Photo Moment,  onde um fotógrafo profissional se encarrega de dar às crianças uma recordação da estadia na ‘casa da Barbie’ enchem um dos pisos da loja.

Num outro, pode encontrar-se uma enorme colecção de bonecas, seus inúmeros acessórios e outros brinquedos, uma zona de leitura e também o espaço Design Center onde as crianças podem desenhar as suas próprias barbies. Este espaço foi idealizado pela Chute Gerdeman Retail e desenhado pela Slade Architecture. É também neste piso que se fazem desfiles de moda onde as crianças podem participar.

No último piso encontra-se o Barbie Café, um restaurante e gelataria onde os visitantes podem fazer uma pausa e desfrutar do exclusivo menu do Chef David Laris. O espaço é também de autoria da Slade Architecture.


Sendo a Barbie uma boneca vista como símbolo de beleza, não poderia faltar na loja um espaço dedicado à estética. O Brabie SPA foi desenhado pelo Norman Karen Design Studio e oferece diversos tratamentos bem como um cabeleireiro, um espaço de manicure e muitos produtos de beleza.

 

Para os fãs portugueses da Barbie, esta loja em Shanghai fica um bocadinho fora de mão, mas podem sempre visitar a exposição comemorativa dos seus 50 anos que está patente no Corte Inglés de Lisboa até dia 7 de Novembro. :)

T.

publicado por Tani às 03:56
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
31
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
RSS
blogs SAPO