Ambientes Design
ESPAÇOS PÚBLICOS
23
Jul 09

Distinguido pelo European Hotel Design Awards 2008 na categoria de Melhor Design de Interiores de quartos e casas de banho, o Fontana Park Hotel é o primeiro ' Design Hotel ' a ser construído no centro de Lisboa.

 

Localizado próximo da Praça Duque de Saldanha, no nº2 da Rua Eng. Vieira da Silva, o edifício original data de 1908, onde em tempos funcionava a antiga Metalúrgica Lisbonense e deste permanecem ainda de pé a fachada original, embora com um novo enquadramento e no seu interior as traves de ferro branco que sobem quase até ao tecto. O projecto de Francisco Aires Mateus coloca em evidência as linhas arquitectónicas do edifício e evoca, nos materiais utilizados, a memória da construção original. O design e arquitectura de interiores esteve a cargo de Nini Andrade Silva.

 

Dirigido a um público jovem e cosmopolita, as linhas contemporâneas e minimalistas, o contraste entre o preto e branco, além do verde que exprime o conceito que o nome do hotel sugere - de um parque – o seu ' look clean ' e uma extrema atenção aos pormenores caracterizam este hotel.

 

Vale a pena perder tempo a observar as diversas peças de design vindas da Holanda, da Tailândia ou das Filipinas como grandes mesas talhadas em enormes troncos, cadeirões de verga, taças em madrepérola, sofás com bambus, bancos com paus de madeira mas que se moldam ao corpo de quem neles se senta, pedras negras que servem de mesas, candeeiros de pé muito altos e esguios, entre tantas outras peças que constituem uma das grandes mais-valias deste hotel.

À entrada um grande open space com mobiliário moderno e duas grandes telas do fotógrafo holandês Alma Mollemans. Mais à frente encontramos o bar do hotel que transmite uma atmosfera exótica com o seu balcão oval e algumas peças feitas a partir de raízes de árvores e que marcam presença neste espaço que se funde com o restaurante japonês Bonsai, onde uma árvore centenária é o centro das atenções, entre a mobília negra e o longo tapete fúcsia e que são coroados pela luz que atravessa as várias clarabóias no tecto.

Seguindo em frente, chegamos a um pequeno jardim de Inverno a céu aberto [mas que futuramente terá como cobertura uma tela amovível de grandes dimensões] encontramos mais alguns sofás, de onde podemos contemplar as árvores de bambu e uma fina cascata que percorre uma parede com quatro metros de altura.

O restaurante Saldanha Mar é dedicado à cozinha mediterrânica e portuguesa.  Aqui  o branco domina. Uma elegante montra com gelo granizado, onde as especialidades de peixe fresco estão expostas, marca também este espaço. O peixe é depois grelhado no momento, em grelha de carvão. Quem não esteja alojado no hotel e queira provar a cozinha do Chef Agostinho Fernandes, tem uma entrada autónoma para o restaurante.

Deixando o piso térreo, os corredores que nos levam até aos quartos são um tanto sinistros: as portas e paredes espelhadas e a alcatifa negra, com duas riscas brancas ao comprido dão ideia de uma antecâmara de suspense.

 

Dentro dos quartos, as linhas sóbrias e modernas e a dicotomia escuro/claro voltam a dominar. Ao todo são 139 quartos – Standard, Superior ou Premium – distribuídos por 7 pisos. Os primeiros, com uma decoração mais simples e homogénea com janela panorâmica voltada para nascente, com vista interior. No edifício original, estão inseridos os quartos de categoria Superior, com vista para a Praça José Fontana e para a Rua Eng. Vieira da Silva. No último piso, estão os nove quartos Premium, equipados com banheiras desenhadas por Philip Starck com sistema hidrocolor de seis cores, embutidas quase no meio dos quartos. Estes quartos possuem vidros panorâmicos a todo o comprimento da parede, dando acesso a um terraço de onde se consegue ver, ainda que ao longe, o Castelo de São Jorge.

O projecto hoteleiro do Fontana Park Hotel não está ainda concluído. No edifício contíguo ao actual hotel, irá nascer uma nova unidade que embora com identidade própria, completará o Hotel. Irão existir serviços em comum, como o SPA, que localizado num centro de negócios como é o Saldanha, parece-me boa ideia. – Nós aguardamos! -

T.

 

publicado por Tani às 00:16
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
25
26
27
28
29
30
31
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
RSS
blogs SAPO