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   A Tesco é uma cadeia britânica de hipermercados que está presente em vários pontos do mundo. Em 1999 instalou-se na Coreia do Sul, mudou de nome para TESCO Homeplus e tornou-se a segunda maior rede de hipermercados do país onde a nacional E-Mart lidera com maior número de lojas.

Para aumentar as vendas sem aumentar o número de lojas e com o objectivo de se aproximar da liderança do mercado, a Tesco lançou-se numa estratégia ousada que vai de encontro ao estilo de vida coreano que por serem considerados o segundo povo mais trabalhador do mundo, não têm grande tempo ou disposição para fazerem compras.

Como diz o ditado, ‘Se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé’ e assim fez a Tesco: Levou o ‘Ponto de Venda’ para perto do consumidor, colando em paredes de lugares estratégicos, por onde passam um grande número de consumidores como as estações de metro, painéis com imagens de prateleiras de supermercado.

 

 

   Sabendo que na Coreia praticamente cada habitante tem um ou mais Smartphones, a Tesco usou-se disso para chegar ao consumidor: Nestes painéis os produtos são identificados através de QR Codes (Quick Response Codes) e a compra é feita usando uma aplicação que deve ser instalada no telemóvel. Depois basta fotografar o código dos artigos, efectuar o pagamento e os artigos serão entregues em casa posteriormente.

Uma ideia genial que valeu à agência coreana ‘Cheil’ o Grande Prémio de Media em Cannes. 

 

 

 

   Segundo a Tesco, com esta iniciativa, 10 milhões de pessoas visitaram o seu site usando smartphones, o número de novos membros subiu 76% e as vendas online dispararam 130% tornando-se assim líder no mercado online.

 

T.

publicado por Tani às 01:56
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